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Origem do Troller

Troller 1997
Origem do Nome "TROLLER" 
 

Ao criar o jipe brasileiro feito em Horizonte, no Ceará, seu inventor, o engenheiro Rogério Farias, deu-lhe o nome de Troler, com um L (ele) só. Em 1997, ao associar-se a ele, o engenheiro Mário Araripe, presidente da Troller Veículos Especiais S/A, acrescentou um L (ele) e criou-se o nome Troller, uma espécie de derivação aportuguesada da palavra inglesa troll.

Entre outros significados, troll designa um personagem das lendas escandinavas, um gnomo que habita florestas e cavernas da Noruega, ser da noite que sob o sol transforma-se em pedra. Protege os visitantes das florestas e das montanhas, é leal, traz sorte e fica muito irado se desrespeitado.

A alusão evoca a similaridade entre o gnomo e o jipe Troller T4, dada a alta e reconhecida confiabilidade do veículo em terrenos difíceis. E não deixa de remeter a um certo encanto que costuma contagiar amantes dos veículos off-road ao conhecer o Troller, um companheiro forte para enfrentar qualquer desafio.

Origem da Troller
O Surgimento da "TROLLER" 
 

O projeto Troller começou a ser desenvolvido em 1995, com a fabricação do primeiro protótipo em Abril de 1996. Entre Abril de 1996 e Dezembro de 1997 dos protótipos construídos, 44 foram entregues à pilotos para testes. O carro rapidamente se tornou conhecido devido ao sucesso nas competições off-road em que participou. Em meados de 1997, foi feita uma extensa pesquisa de satisfação entre todos os que testaram os protótipos, com aprovação unânime.

Pontos fortes e fracos do carro foram estudados para melhorias, e em setembro de 98 foi organizada a linha de montagem do Troller o produto foi mais uma vez foi inteiramente reformulado, e o processo de fabricação em série foi implantado, passando a produzir 1 unidade por dia. Em 1999, foram produzidos e comercializados 250 veículos. No ano 2000, foram 500 veículos, mesma quantidade já produzida e comercializada só no período de janeiro a julho de 2001.

Origem da Troller
Origem da Troller
Origem da Troller
Origem da Troller
Origem da Troller
Origem da Troller
Origem da Troller
Origem da Troller
Linha do Tempo 
 

1999 

Segunda colocada na categoria Production do Rally dos Sertões com Beto Macedo e Galdino Gabriel.

 

2000 

Campeã do Rally dos Sertões com Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti.

Campeã Brasileira de Rally Cross Country, na Geral, com Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti.

Campeã da Copa Dunas, na Geral, com Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti.

Campeã da Copa Baja Brasil, na Geral, com Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti.

Quarta colocada do Paris-Dakar, na categoria dos novatos, com Arnoldo Jr. e Galdino Gabriel.

 

2001

Campeã Mundial de Rally na categoria T3.2 Diesel, com Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti, por antecipação, após a oitava de nove etapas, com vitórias nos Rally da Tunísia, Rally do Marrocos, Rally Máster (França/Itália/Grécia/Turquia/Síria/Jordânia, antigo Paris-Moscou-Pequim), e Rally da Argentina, quarto lugar na Itália, quinto na Espanha e segundo no Paris-Dakar.

Vice-Campeã do Paris-Dakar na categoria T3.2 Diesel com Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti. 

2002

Campeã Brasileira de Rally Cross Country na Geral, com Reinaldo Varela e Edgar Fabre, e na Production Diesel, com Renê Melo e Marcus Melo.

Campeã da Copa Dunas na Geral, com Reinaldo Varela e Edgar Fabre, e na Production Diesel, com Renê Melo e Marcus Melo.

Campeã do Rally dos Sertões na Production Diesel, com René Melo e Marcus Melo. 

Após este laboratório o Troller recebeu ainda ainda mais melhorias, como porta traseira, novos eixos, freio a disco nas 4 rodas e roda livre. Com espaço consolidado no mercado e nome forte no esporte, a Troller criou em 2003 a sua própria competição, a Copa Troller, considerada um dos rallies mais importantes do país, sendo dividido em cinco categorias: Passeio, Expedition, Turismo, Graduados e Master.

 

2005 A 2006

A MAIOR EQUIPE DA HISTÓRIA

Para o Rally dos Sertões de 2005, a Troller fez um T4, versão especial de competição, para 21 clientes. Foi a maior equipe da história do Rally dos Sertões. O ano de 2006 foi de mudanças para o T4. As mais importantes foram o novo motor NGD 3.0 eletrônico de 163 cv, o novo sistema de embreagem, amortecedores e rodas.

 

2007 A 2008

O ANO DE UMA GRANDE PARCERIA

No ano de 2007, a Troller foi adquirida pela Ford Motor Company Brasil Ltda., que desde então oferece toda a tecnologia e recursos para os processos de produção e desenvolvimento de produtos. Em 2008 a fábrica foi remodelada com novos recursos de manufatura para a produção do Troller T4, que contribuíram para aprimorar a qualidade do produto, ampliação do mercado e a satisfação dos clientes, além de aumentar a produtividade.

 

2009

ANO RECORDE

O novo Troller T4 é apresentado com mais de 500 novas peças e alterações, tanto no design quanto em um novo padrão de acabamento com seu interior totalmente novo, uniformização das peças com itens próprios e da cadeia produtiva da Ford, entre outros. Tudo para aprimorar a qualidade do produto com harmonia e estilo, sem comprometer a robustez e o incrível desempenho. Esse também foi o ano recorde de vendas da Troller,

 

2010

VÁ ALÉM

Com o lançamento da série exclusiva e limitada Expedition, a Troller criou um utilitário preparado para viagens de longa duração com itens de estilo e equipamentos que realçavam o visual aventureiro. Além de oferecer garantia de dois anos, a Expedition contava ainda com combinação única de cores (amarelo Expedition e cinza fosco London Gray), além de itens de série como um grande bagageiro, snorkel, capa de estepe personalizada, entre outros.

Foram produzidas somente 100 unidades desta edição limitada. Na compra de uma Expedition, o consumidor ainda ganhava uma jaqueta personalizada com as cores da versão Expedition, bordada com seu nome e tipo sanguíneo.

 

2011

DA COR DO DESERTO

Em 2011, a Troller lança o T4 Desert Storm, uma série especial, limitada e superequipada. A Desert Storm oferecia pintura especial na cor Bege Atacama fosco, como os carros usados em operações especiais no deserto, e capota rígida removível da mesma cor. Itens de série como snorkel, guincho com capacidade de 9.500 libras, para-choques especiais e muito mais. O utilitário contava ainda com outros equipamentos para uso tanto em trilhas como na cidade: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, entre outros.

Além da exclusividade, o veículo oferecia um excelente custo-benefício, com uma vantagem competitiva quando comparado com o custo de todos os seus equipamentos adicionais instalados separadamente.

 

2012

LANÇAMENTO DO MODELO 2012

Para o lançamento do modelo 2012, o Troller T4 2012 passa a oferecer ao cliente cobertura total de dois anos, sem limite de quilometragem.

O Troller T4 recebeu outras melhorias na linha 2012. O interior da carroceria passou a vir pintado na cor do veículo e disponibilidade de nove cores no catálogo, mas o cliente também podia personalizar a pintura do Troller T4 na cor desejada.

 

2012

MODIFICAR É CRIAR

Em 2012 a Troller apresenta o Novo T4 2013, com MWM International MaxxForce 3.2 TGV com emissão reduzida de poluentes, dentro do padrão Proconve L6. O veículo também ganhou peito de aço, snorkel de série, além de novas combinações de cores. Atualmente, a Troller conta com uma Rede de Distribuidores e Postos de Assistência Técnica credenciados por todo o Brasil.

 

2015

SAGA CONTNUA...

A Troller inova totalmente o modelo, utilizando novas tecnologias para carroceria de fibra injetada, compartilha muitas peças da nova Ranger, inclusive o motor de 200 CV, mas não perde o DNA off road, jÁ provou que o novo Troller continua merecendo receber esse nome e continua sendo um grande jipe.

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